quarta-feira, março 31, 2010

QUÍMICA E AGRICULTURA

O conhecimento químico aplicado às técnicas agrícolas impulsionou a crescente produtividade de alimentos, no entanto, alguns efeitos contraditório dessa alta produtividade fez com que posturas críticas contrárias viessem a ecoar por todo o mundo. O que você tem a dizer sobre esse assunto?

52 comentários:

  1. Com o aumento da produtividade de alimentos,era necessários o uso dos adubos , sejam eles orgânicos ou inorgânicos.Ambientalistas defendem o uso do adubo orgânico,argumentando não trazerem riscos ao ambiente e possibilitando o desenvolvimento de alimnentos mais saldáveis; por outro lado outro afirmam que o adubo orgânico só é viável apenas para pequenas lavouras e que ainda pode contamir alimentos.
    Então de vários modos é prejudicial o cultivo de alimentos,principalmente para o solo,pois é preciso desmatar áreas para poder cultivar plantações.

    ( Priscila Alves Noronha 2° "F" )

    ResponderExcluir
  2. com o tempo o produtores agricolas perceberam a necessidade de repor os nutrientes solo para não prescisarem ficar alternando de terras então procuraram novas formas de repor estes nutrientes,começando o grande momento da quimica na agricultura com a ultilização de insulmos, fertilizantes e agrotoxicos..
    Kleber Euller Santos Silva 2ºB
    klebereuller@gmail.com me add ai

    ResponderExcluir
  3. Ocorre um tipo de desiquilibrio ecológico, ou seja, ao mesmo tempo que previlegia algumas espécies , é desfavoravel a outras. Podemos dizer que os agrotoxicos usados, com o passar do tempo não elemina as pragas, pois ela criam uma certa resistência, fazendo com que, a quantidade aplicada de agrotoxicos sejam maiores.Lembrando que , agrotóxicos contaminam água, solo, vegetais e animais.

    Aluna: Ingred Augusto nº.: 17
    Série/turma: 2º "D"

    ResponderExcluir
  4. Com o crescimento da produção, cresce o risco de pragas e mais difícil fica de manusear, assim surge a necessidade de técnicas com efeitos mais rápidos e produtivos, recorrendo então aos defensivos (químicos) agrícolas, que tem o seu lado positivo, livrando a plantação de pragas, fortificando os alimentos, porem também há o lado negativo, afinal pode prejudicar o solo, o ambiente em volta (rios, florestas e etc). Isso gera opiniões contrárias, a aceitação ou não.

    2° D, nº 39

    ResponderExcluir
  5. o uso de agrotoxicos e outras tecnicas usadas nas produções,não traz so beneficios mais tambem uma serie de problemas tanto para o ambiente como para nossa saude.
    Como por exemplo:perda de fertilidade do solo,destruição da bioestrutura e desiguilibrio ecologico entre outros fatores
    BEATRIZ 2ºD NUMERO:03

    ResponderExcluir
  6. A química na agricultura tem seu lado bom, mas principalmente seu lado ruim. Usando produtos químicos os agricultores obtem mais produtos e consequentemente mais dinheiro, porém o uso exagerado desses produtos químicos vem trazendo um alto risco ao ambiente e a toda humanidade. Um exemplo é das algas se proliferando muito rápido com excesso de fertilizantes levados a lagos e rios pela chuva, causando um desequilíbrio ecológico, além do mais, esses produtos cheios de agrotóxicos param nas nossas mesas e futuramente podem causar graves doenças como o câncer por exemplo. No meu ponto de vista, os agricultores visam muito mais o lucro do que a saúde da sociedade e deles mesmos e o bem do ambiente.
    Stefanny Cunha 2º D

    ResponderExcluir
  7. Esses conhecimentos quimicos geraram muita produtividade mas trasem alguns efeitos colaterais como os agrotoxicos, matam as pragas que destruiriam a produção mas, também destroi outros seres no solo.
    E se chuver pode escoar para rios e lagos,desequilibrando a caideia alimentar que traria a super pópulação de alguma especie e morte de outra.

    E assim eles garantiram a produção mas destruiriam a natureza para garantir lucro,por isso traz muitas criticas sobre esse assunto.

    George sebastian 2ºA

    ResponderExcluir
  8. Esses conhecimentos quimicos geraram muita produtividade mas trasem alguns efeitos colaterais como os agrotoxicos, matam as pragas que destruiriam a produção mas, também destroi outros seres no solo.
    E se chuver pode escoar para rios e lagos,desequilibrando a caideia alimentar que traria a super pópulação de alguma especie e morte de outra.

    E assim eles garantiram a produção mas destruiriam a natureza para garantir lucro,por isso traz muitas criticas sobre esse assunto.

    George sebastian 2ºA

    ResponderExcluir
  9. As criticas apareceram por motivo dos efeitos negativos dos agrotoxicos,como por exemplo destruição de vida no próprio solo usado
    garante a produção atual mas estraga o solo usado.

    ( Breno de Oliveira 2ºD nº:05 )

    ResponderExcluir
  10. As criticas apareceram por motivo dos efeitos negativos dos agrotoxicos,como por exemplo destruição de vida no próprio solo usado
    garante a produção atual mas estraga o solo usado.

    ( Breno de Oliveira 2ºD nº:05 )

    ResponderExcluir
  11. Diversas substancias, naturais ou produzidas em laboratorio classificadas como organicas ou minerais, tem trazido por um lado, beneficios no que refere a correçaõ do solo e o aumentando a produtividade mas, por outro lado, são responsaveis por serias degradações ambientais, provocadas pelo uso indevido e cada vez mas crescente dessas substancias.~~Cite algumas complicações que esses agrotóxicos podem causar?~~
    Erika Cristina 2º"D" Nº 10

    ResponderExcluir
  12. DE QUE SERVE A ALTA PRODUTIVIDADE SE O QUE SE PRODUZ NAO TEM QUALIDADE ? DE QUE VALE CONTROLAR AS PRAGAS E DESCONTROLAR O MEIO AMBIENTE ? A CURTO PRAZO ESSAS TECNICAS SAO BENEFICAS MAS TRAZEM MALES A LONGO PRAZO.

    RAIZA BRENDA M DE PAULA 2 'F' N 39

    ResponderExcluir
  13. Com o aumento da produtividade de alimentos, mas com o tempo o produto agricula perceberam a necessidade de repor os nutrientes solo para nao prescisarem ficar alternando de terras entao procuravam novas formas de reepor este nutrientes
    JESSICA AMANDA
    2ªF
    Nº24

    ResponderExcluir
  14. a quimica ajuda muito na agricultura os fertilizantes ajuda muito no crescimento aumentando a produtividade,mas o uso indiscriminado dessas substancias, é capaz de transformar áreas férteis em terras improdutivas e causar graves problemas a saúde pública.
    Os mesmos produtos quimicos criados para solucionar os problemas da agricultura tambem prejudica a natureza.

    aluna:MARCÉLIA NUNES 2F NUMERO:32

    ResponderExcluir
  15. Todo o crescimento tecnológico tem sem duvias ajudado bastante em diversos aspectos como por exemplo na velocidade e, q essa planta amadurece,no entato essas evoluções quimicas tem como consequencia algumas complicações .A fruta o legume ou qualquer ou a plantação perde sem dúvida um pouco da sua qualidade o sabor não e o msm do q saboa q ela teria se fosse plantada ecolida se m nem um adtivo quimico.Charles dos Santos 2ºF

    ResponderExcluir
  16. A química ajudou muito nesse aumento de produtividade.Porém,os fertilizantes utilizados na agricultura,são muitas vezes utilizados de forma incorreta,e isso gerou alguns problemas.

    Franciele Luiza Alves de Assis
    2ºF

    ResponderExcluir
  17. As aplicações da Quimica na agricultura como o uso de agrotóxicos e de transgênicos provocam grandes debates.A utilização de adubos e de substâncias que combatem pragas e doenças nas lavouras aumentou significamente a produção agrícola, garantindo a produção de alimentos que, em termos quantitativos, seriam suficientes para alimentar toda população do planeta mas apesar de toda essa revolução da Química na agricultura, um grande problema continua a ameaçar a população mundial: a fome. Produzimos alimentos em quantidades suficientes, mas a maioria das pessoas continua com fome. O que leva a essa incoerencia? A distribuição desigual dos recursos e o elevado desperdicio de alimentos nos processos de transporte, armazenamento e venda são algumas razões. A desigualdade social é provocada pelo consumo exagerado de muitos o que leva a fome de outros.
    Outro problema além da fome é a degradação do meio ambiente. O cultivo extensivo de monoculturas exigiu o uso indiscriminado de fertilizantes e agrotóxicos, os quais foram respónsaveis por grandes alterações no ecossistema, poluindo o solo, contaminando a vida silvestre e a água, além de provocar graves problemas de saúde a população.
    Kelly 2° "F"

    ResponderExcluir
  18. O conhecimento químico aplicado a agricultura têm sim seus pontos positivos, porém os pontos negativos são maiores. A proliferação exagerada das algas, por exemplo, é um desequilíbrio ecológico causado por fertilizantes que usados em excesso são levados pelas chuvas para os rios e lagos. Esses alimentos carregados de substâncias químicas que chegam até a nossa mesa causam um tremendo mal a saúde humana, podendo causar um câncer por exemplo. Existem opções naturais e menos prejudiciais tanto para o homem quanto para o meio ambiente, porém os agricultores visam mais o lucro do que a preservaçao do ambiente e da sua propria saúde.
    (STEFANNY CUNHA nº:43 - 2º'D')

    ResponderExcluir
  19. Hoje precisamos classificar de "orgânicos" quando queremos nos referir a alimentos produzidos sem o uso da tecnologia química, em toda a sua cadeia. Uma tecnologia tão poderosa que conquistou mentes, corações e bolsos antes mesmo de se terem respondidas muitas questões sobre a sua segurança para a saúde humana e para o meio ambiente como um todo.

    (Bruno José Nº:09-2°"B")

    ResponderExcluir
  20. COM O PASSAR DO TEMPO AS PESSOAS PERCEBERAM QUE ULTILIZANDO OS PRODUTOS QUIMICOS NA AGRICULTURA IRIA AJUDAR MUITO NO DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA,ENTÃO OS AGRICULTORES ESTÃO AGREDINDO O NOSSOS ALIMENTOS COM FERTILIZANTES,AGROTÓXICOS QUE ACABAM PREJUDICANDO NÃO SÓ O SOLO MAIS A NOSSA SAÚDE TUDO EM BUSCA DE BENEFÍCIOS...ALÉM DE USAR ADUBOS TÓXICOS ULTILIZAM AVIÕES PARA COLOCAR PRODUTOS,POLUINDO O AR....2H NÚMERO 11

    ResponderExcluir
  21. Os agrotóxicos usados,tem como seu lado bom o acelerado rítmo de desenvolvimento da produtividade, porém,prejudica vários meios que são necessários para desenvolver essa técnica,como o solo, que daí surge o desequilíbrio ecológico,e que consequentemente prejudica a natureza em geral.E também pela questão da saúde,pelo organismo ficar mais sensível e reduzir sua capacidade de ingerir tais alimentos e com o passar do tempo vim gerando consequencias mais sérias.E assim,uns tem seu lado lucrativo,com um jeito mais rápido e símples de desenvolver sua produção,porém,outros sofrem com as consequencias provocadas pelos agrotóxicos como doenças de exemplo o câncer.
    (Kemelly vasconcelos Nº:29 - 2º"D")

    ResponderExcluir
  22. Com o aumento da demanda de alimentos, foi necessário o uso de produtos quimicos para ajudar no controle de pragas e na correção do solo, assim houve um aumento na produção, porém apesar de tantas vantagens esses produtos acabam contaminando os próprios alimentos e poluindo rios e os solos. Uma das soluções para esse problema é o cultivo de alimentos orgânicos, mas esses alimentos tem um custo mais elevado de produção e chega ao consumidor cerca de 40% à 50% mais caro que os outros produtos.
    (Kamila Lopes da Costa nº:25 2ºB)

    ResponderExcluir
  23. Certa vez precisei fazer uma pesquisa de campo com o envolvimento de alguns produtores de tomates no DF. Imaginem qual foi a minha surpresa quando descobri que aqueles que plantavam tomates com o uso de defensivos agrícolas não se alimentavam com os frutos que colhiam. Eles mesmos iam até os produtores orgânicos para comprar os tomates para incrementar as suas refeições. Agora imaginem os tantos outros alimentos que consumimos e que são produzidos com técnicas que trazem consequencias negativas para o nosso corpo? Temos alguma saída? As vezes penso que não. São tantas as doenças associadas à agentes tóxicos, que o mal parece já está instalado. Mas outras vezes penso que sim. Nós temos que ditar para os meios produtivos o que nós queremos comprar e negar de todas as formas, as suas tentativas de introjetar em nossas mentes o desejo de ser consumidor compulsivo.

    ResponderExcluir
  24. Com o aumento da produtividade na agricutura foi presiso uma tecnica para poder se aprimorar ainda mais os conhecimentos para se obiter mais resutados otimistas sobre a agricutura.
    (Isaac Rafael 2ºF)

    ResponderExcluir
  25. Ocorre um tipo de desiquilibrio ecológico, ao mesmo tempo que privilegia algumas espécies , desfavorece outras. Com o tempo o produtores agricolas perceberam a necessidade de repor os nutrientes solo, começando a quimica na agricultura com a ultilização de agrotóxicos
    (Gustavo teixeira Nº:16 2°"D")

    ResponderExcluir
  26. Atualmente com a evolução de tecnologias o ser humano tem 'dominio' sobre o ambiente que o rodeia eo transforma do modo que e mais agradavel para si.Mas esse dominio esta acabando com o planeta e esta transformando o homem em uma praga que so consome sem se preocupar com o futuro. Como acabar com a praga mantendo o ser humano?

    João Miguel Nº23 '2B'

    ResponderExcluir
  27. Isabella Cavalcanti13 de abril de 2010 19:58

    Um tema polemico é a presença da quimica na Agricultura.Diversas subistancias,naturais ou produzidas em laboratorio,classificadas como organicas ou minerais têm trazido,por um lado,beneficios no que refere na correção do solo e aumentando a produtividade mas,por outro,são responsaveis por serias degradações ambientais e problemas na saúde,provocadas pelo uso indevido e cada vez mais crescente dessas substâncias.
    (Isabella Cavalcanti Meneses Nº20 2ºD)

    ResponderExcluir
  28. A produtividade aumenta, a o tempo de cultivo diminui... São várias as vantagens só que os riscos para o meio ambiente e para todo ser vivo são grandes. Com o tempo e a quantidade que aquele solo tem contato com componentes químicos acaba que por “empobrecer” e daí se vai atrás de outras terras virgens (de certa forma desmatamento), e a área já utilizada não pode ser reimplantado nada, uma área totalmente morta. O alimento acaba vindo com excesso de agrotóxicos o que a longo prazo acaba por nos prejudicar...

    Carlos Silvino N°02 "2°G"

    ResponderExcluir
  29. Em plena era de industrialização, novas técnicas são criadas na agricultura, para melhorar o plantio cada vez mais. Com isso surge a química na agricultura, para criar novas técnicas, formúlas, produtos para evoluir a plantação cada vez mais. Mas muitos esquecem que o solo ao contrário do produto não muda. Vão sendo criados produtos orgânicos que prejudicam o solo, matando espécies, que ali existiam, mudando completamente a qualidade daquele solo. Por isso vem a necessidade de se pensar em técnicas que sejam de aproveito para tudo e para todos, sem prejudicar o ambiente.

    WILLY ABDON = 2 'G' nº 45

    ResponderExcluir
  30. A cada dia que se passa mais avanços tecnológicos na quimíca são anunciados na maioria da vezes planejados para o bem estar e evolução do ser humano.Porém seus resultados não são 100% benéficos um bom exemplo são os fertilizantes e agrotóxicos que vão de um simples adubo animal á fertilizante soluvéis seus resultados são satisfatorios mas como consequência trazem desequilíbrios minerais no solo provocam perda de fertilidade na terra e até destruição da bioestrutura e aumento da erosão.

    ALUNA:Genésia Regina Nº:13
    SERIE/TURMA:2ªD

    ResponderExcluir
  31. Os meios do qual o homem para ter uma boa colheita e assim obter um bom lucro com sua produção, penso que o torna um pouco irracional,já que produtos quimicos que ele utiliza para "tratar" a terra,combater os ataques de insetos também podem causar danos a sua saúde.O homem é a criatura mais racional que Deus criou,acho que ele poderia criar outros meios menos agressivos ao meio ambiente e a ele mesmo.

    João Paulo C. 2°D n°25

    ResponderExcluir
  32. O uso de produtos quimicos na agricultura tem o seu lado bom e o seu lado ruim. O seu uso ira aumentar a produção de produtos gerando mais lucro, mas o seu uso taz danos ao meio ambiente e a nossa saúde.O seu excesso justo com a chuva vai causar a ploriferação de algas nos rios, o que vvai causar um desiquilibrio ecologico, e mais tarde vai para a nossa casa e futuramente, vai nos causar doenças como cânçer. E esses são os motivos de receberem tantas criticas e na verdade eles estao mais preocupados com os lucros do que com a saude da sociedade, e apesar do uso de produtos não quimicos (organicos) ser mais demorado e mais complexo e também mais caro, ele e mais saudavel e e mais recomendado!!!
    BÁRBARA 2º"D"--- Nº:02

    ResponderExcluir
  33. "Na minha opinião, equilibrar os lucros é saber economizar suas economias e saber lucrar até os centavos.
    Equilíbrio ecológico, é em relação ao aquecimento global, ao desmatamento da mata."

    Camila Saraiva Alves/ 2ºH

    ResponderExcluir
  34. Hoje em dia as pessoas focam o bem material, se esquecem do que está a sua volta, um agricultor tende a visar o crescimento de sua propriedade e se esquece de um termo que merece ênfase na agricultura "Desenvolvimento Sustentável" uma "balança" que tende a equilibrar lucro com ambiente.
    A monocultura depende muito da economia, quando se produz muito, o estoque acumula; trazendo prejuízos ao produtor, e a medida que o mesmo desmata uma grande área para sua produção, não está focando o desenvolvimento sustentável, deveria repor a área desmatada financiando outra natural e de policultura, afinal na natureza um depende do outro.

    José Luismar/ 2ºH

    ResponderExcluir
  35. jessica

    A sociedade foi forçada a consumir em massa produtos (não só alimentícios) impregnados de tecnologia química, como se fossem uma nova fruta, saborosa e nutritiva. Hoje, não há alimento no supermercado, fora das prateleiras de orgânicos, que não contenha desde um defensivo agrícola na sua produção até um conservante químico na sua industrialização, sem falar nas emissões de gases e outros efeitos colaterais desse modo de produção.

    jessica lopes 2°D N°:23

    ResponderExcluir
  36. Com o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico nossa sociedade foi optanda por consumir produtos cada vez mais dependentes das novas tecnologias. Hoje precisamos classificar de "orgânicos" quando queremos nos referir a alimentos produzidos sem o uso da tecnologia química, em toda a sua cadeia.

    ResponderExcluir
  37. As criticas surgiram pelo fato de que, as grandes industrias preocupadas em lucrar deixaram o alimento saudavél para passar a vender alimentos que contém agrotóxicos, pelo fato de ser bem mais pratico na produção e lucrativo também ,mas, se esquecem do solo , do desiquilibrio ecológico que isso pode causar e dos agricultores que perderam empregos com a tecnologia cada vez mais avançada , nos impulsonando assim, a consumir apenas alimentos com agrotóxicos que são produzidos por ele .

    Mayra Gabriela n° 38
    "2° D"

    ResponderExcluir
  38. “A indústria deve utilizar técnicas de energia, reciclagem, redução ou eliminação de substâncias nocivas ao ser humano. Uma indústria deve ter uma postura correta, a de reduzir, prevenir ou eliminar os resíduos".

    Edileusa Gomes Costa/ 2ºH

    ResponderExcluir
  39. "Usar agrotóxicos ou fertilizantes nas plantações ou agricultura, mas em poucas quantidades.
    Deixar de desmatar florestas e não poluir os rios, assim podemos equilibrar os lucros e também a floresta".

    Alessandra C. Jesus/ 2ºH

    ResponderExcluir
  40. “Os sistemas de patoreiro em equilíbrio são caracterizados por níveis relativamente altos de estabilidade climática dando resultam, níveis constantes de produção primária”. O manejo convencional das pastagens naturais for sentido neste tipo de sistema pastoreio... Este procura equilibrar processos contrários ajustando o poder destruidor dos animais e, portanto o seu número, com o poder de recuperação das plantas, mantendo assim um equilíbrio e rentável.

    Mayra de Jesus Oliveira/ 2ºH

    ResponderExcluir
  41. "As indústrias devem buscar alternativas para se tornarem mais eficientes, utilizando técnicas para a prevenção da poluição, conservação de energia, reciclagem, redução ou eliminação de substâncias nocivas ao ser humano. A postura correta de uma indústria deve ser a de reduzir, prevenir ou eliminar os resíduos; reutilizá-los; substituir produtos tóxicos por outros com a mesma função, mas com menor impacto na saúde humana e no ambiente".

    Lilian Katiely P. de Oliveira/ 2ºH

    ResponderExcluir
  42. “O desequilíbrio ecológico, provocado pelo uso indiscriminado dessas substâncias, é capaz de transformar áreas férteis em terras improdutivas e causar graves problemas de saúde.
    Para ter melhor resultado no equilíbrio ecológico, e diminuir o uso de agrotóxicos, diminuir a poluição”.

    Emanuela S. P. da Silva/ 2º H

    ResponderExcluir
  43. “A essência da crise ecológica do nosso século é que esta sociedade, mais do que qualquer outra no passado, está a desfazer literalmente o trabalho da evolução orgânica. É uma realidade dizer que os humanos fazem parte do edifício da vida. É talvez mais importante, nesta fase tardia, sublinhar que a humanidade depende perigosamente da complexidade e variedade da vida,e que o bem-estar e a sobrevivência humana assentam sobre uma longa evolução de organismos em formas crescentemente complexas e interdependente. O desenvolvimento da vida num tecido complexo, a condição prévia para a evolução e sobrevivência a própria humanidade e para uma relação harmoniosa entre o homem e a natureza.”

    Jeysa Zaira da Silva/ 2ºH

    ResponderExcluir
  44. Apesar de todas os danos que os produtos quimicos causam a natureza,seria correto dizer que a melhor solução a se tomar é que os agricultores deviam ter mais responsabilidades ao usar os agrotóxicos.
    Pois sabemos que eles são necessários para evitar várias coisas e combater as pragas.Mas sabemos que a saúde é essencial e vem em primeiro lugar,assim o cuidado deve ser dobrado para que ninguém venha a ficar doente.Se evitarmos os agrotóxicos em excesso para evitaremos o surgimento de uma nossa doença por falta de cuidados!!!!!!!!!!!!!!!!!Patricia Êmile 2G

    ResponderExcluir
  45. "Para ter o equilíbrio ecológico as pessoas tem que ter consciência, se arrancar 1 árvore plantar 5, assim vai ter lucro e equilíbrio ecológico. Não devemos desperdiçar água e nem matar animais. Vamos ser seres humanos ecológicos."

    Yane de Oliveira Costa/ 2ºH

    ResponderExcluir
  46. "Deve se procurar meios para equilibrar os lucros e o equilíbrio ecológico, plantando e colhendo com conciência para não destruir a floresta e nem empobrecer o solo."

    Beatriz Ferreira Alves/ 2ºH

    ResponderExcluir
  47. "Na minha opinião temos que procurar formas para equilibrar lucros e o meio ambiente, se houver desmatamento, que possam plantar arvores novamente."

    Layane Sâmilly/ 2ºH

    ResponderExcluir
  48. "Sobre certos aspectos o movimento ecológico de hoje está a mares uma ação tardia, contra a destruição desenfreada do ambiente. Em outros aspectos os seus elementos mais conscientes estão envolvidos em um ambiente criativo, pronto a revolucionar totalmente as relações sociais dos indivíduos para com os outros e a humanidade para com a natureza.
    Hoje, se nós temos que sobreviver, devemos começar por viver. As nossas soluções devem ser proporcionais ao nível do problema, ou então a natureza irá vingar-se, terrivelmente, da humanidade".

    Daniele Feitosa de Sena/ 2ºH

    ResponderExcluir
  49. Com o passar do tempo, as pragas se habitam com os inseticidas, e alem de prejudicial a saúde humana degrada o solo e as pragas nao morrem.
    Causa desastre ecologico no ambiente, trazendo complicações na fertilidade do solo, o que não é nenhum beneficio na saúde do ser humano. Portanto o lucro gerado agora para eles, futuramente podera ser utilizado em graves doenças causadas por estas químicas agricolas.


    Rayssa Souza dos Santos 3ºF N º 32

    ResponderExcluir
  50. Na busca de maiores lucros e de menores gastos, os agricultores, assim como todos os tipos de "autonomos" tem utilizado todo o tipo de recurso para que seus ganhos sejam bem maiores q os gastos, assim, se esquecem do meio ambiente. Os agrotóxicos quando "descobertos" foram sensação, porém, hoje em dia são "excomungados" por ambientalistas, pelo fato de degradarem o meio ambiente. Hoje há a discução dos adubos orgânicos e inorqânicos, qual é melhor? Isso só o tempo nos irá dizer de fato. Teremos que usa-los para descobrirmos qual deles realmente prejudica o ambiente? Não respostas já foram encontradas, porém não são divulgadas, pois assim podem lucrar por mais tempo. Esse é o preço da modernidade.

    3ºA
    nº39

    ResponderExcluir
  51. As técnicas qúimicas impulsionam a crescente produção e as substancias jogadas nessas produções tem como função fazer com que a produção seja elevada.As substancias quimicas que são altamente jogadas nessas produções afetam a vida do consumidor,pois contém substancias no alimento que podem ser ingeridas quando vai a mesa.Os produtores não estão pouco se lixando pelos consumidores ,estão interessados é no lucro, no dinheiro.Essas substancias acabam estragando a natureza,rios e acarreta varias complicações na saúde das pessoas que consomem.



    Tálisson Iago Barreto
    Série: 2º Turma: "A"
    nº da chamada: "38"
    Turno:Matutino

    ResponderExcluir
  52. Em termos a curto prazo a quimica agricola é de grande importancia , mais a longo prazo o dono ambientaal supera a sua capacidade de produçãusa a quimica , agricola completa aceitavel e viavel mais com a moderação em respeito as geraçoes futuras.

    Giselia 3° f

    Com esses agrotoxicos a produção realmentee aumenta muito mais,
    mais os danos na natureza superam o tamanho da produtividade, nos deixando em prantos muitas das vezes!


    Fernanda 3° F

    ResponderExcluir