segunda-feira, abril 19, 2010

A NATUREZA SE MANIFESTA

Nos últimos meses os noticiários internacionais têm dado destaque aos fenómenos de vibrações bruscas na superfície da terra (sismos) e mais recentemente às erupções vulcânicas ocorridas na Islândia e que motivaram a paralisação das operações aéreas na Europa por dias.



Ambos os fenômenos ocorrem com o desprendimento de calor do interior da crosta terrestre e possuem em comum o poder de causar espanto, danos à vida e ao património.


Segundo as informações que temos é difícil saber quando e onde vão ocorrer os terremotos. Já no caso das erupções vulcânicas não é a mesma coisa, existem alguns vulcões que estão em constante atividade, o que muda e a intensidade dessas manifestações.


Sobre vulcões e terremotos, uma coisa é certa: as nações precavidas e bem aparelhadas tecnologicamente são as que menos sofrem, pois se tratam de eventos capazes de alterar significativamente as condições ambientais nas localidades nas quais ocorrem, tanto pelo desprendimento de calor, quanto pelo desprendimento de muitas substâncias moleculares (água e outros gases) e iônicas (magma)


Dentre os países afetados por sismos de grande magnitude neste ano se encontram Haiti, Chile, Japão e China. Precisa falar qual deles estava mais bem preparado para enfrentar esse fenómenos naturais? Isto é apenas mais uma evidência de que o avanço dos conhecimentos científico-tecnológicos são estratégias fundamentais para qualquer nação. Analise as informações constantes nos link e em seguida faça o seu comentário.

Grato pelos comentários. Vamos mudar um pouco o rumo da conversa? Pois bem.

Os seres humanos como todos sabem não têm as habilidades dos outros mamíferos, peixes, aves ou dos répteis, mas tem duas coisas que os outros não têm: polegar opositor e cérebro altamente desenvolvido. O que permite superar os outros animais na competição pela existência. O curioso é que ao se defrontar com a adversidade os seres humanos pensam e agem de forma muito diferente. Isso pode ser demonstrado em parte, nas respostas dadas até aqui.

Observamos que alguns debatedores apresentaram a realidade como eventos passíveis de acontecer com ou sem a interferência humana, enquanto que outros tentaram buscar explicações na religiosidade. Esses debates, como sabemos são quilométricos e portanto gostaria de remodelar a conversa daqui para frente. Lançarei algumas perguntas. As perguntas a serem debatidas serão as que estiverem marcadas de vermelho e as de cor azul  as perguntas já respondidas. Obrigado!

1. Quais são as principais substâncias advindas das erupções vulcânicas?

Parabéns queridos participantes! Os avanços foram muitos. Gostaria de lembrar alguns destaques:


  • Vulcões e terremotos são eventos que podem ser correlacionados à movimentação das placas tectônicas;

  • Ondas gigantes podem ser formadas após os eventos sismológicos;

  • Países mais bem preparados tecnologicamente têm conseguido enfrentar esses eventos naturais com a minimização de perdas materiais e humanas;

  • Muitas pessoas tendem associar a fúria da natureza a sinais indicativos de destruição da raça humana;

  • Esses eventos naturais implicaram na variação do relevo terrestre. Da separação dos continentes ao surgimento das Cordilheiras dos Andes e do Himalaia;

  • Muitos dos gases que compõem a atmosfera bem como muitos tipos de rochas são de origem vulcânica. Tais substâncias, em princípio, provocam espanto e comoção, no entanto, são também, substâncias ricas em nutrientes que favorecem ao crescimento da vegetação. O que favorece à vida como um todo;
2. Nas respostas dadas por vocês, meus queridos, duas palavras chamam a atenção: larva vulcânica ácida e larva vulcânica básica. Quais as propriedades químicas e físicas diferenciam esses dois tipos de materiais?

Por esses dias temos estamos solucionando em nossas aulas algumas questôes envolvendo a formulação e a nomenclatura das substâncias iônicas e moleculares. Algumas destas recebem destaque devido a aplicabilidade.

3) Pesquise e comente sobre as propriedades do(a):


a) peróxido de hidrogênio;
b) sulfato ferroso;
c) óxido de zinco;
d) hidróxido de alumínio;
e) ácido fosfórico.

70 comentários:

  1. Os terremotos estão provocando devastações por onde ocorrem, abaixo do nivel do mar, causando tremores de terras, provocando grades ondas, inundando cidades, deixando vairias pessoas desabrigadas, sem alimentos, causando doenças atraves dos ratos, bactérias, etc.., tudo acontece sem ao menos esperarmos, com força, causando mortes, sofrimento.
    A natureza realmente está se mostrando enfurecida com as ações do homem..

    Dayana F. de Sena
    2º H
    matutino

    ResponderExcluir
  2. os fenomenos pode ate ser porque a natureza por si so faz com que isso aconteca mais nos tambem temos mais parcelas no que esta acontecendo porque essa evolucao do homem agride muito a natureza quer queira ou nao porque na maioria das invencoes do homem ele precisa usar alguma coisa da natureza. mas depois os efeitos vem a tona e causa muitos fenomenos naturais e catastrofes.

    ResponderExcluir
  3. Em atenção aos comentários apresentados pelas debaedoras Dayana e Raimunda acredito que precisamos fazer alguns destaques. Principalmente com relação ao termo "a natureza está se mostrando enfurecida com as ações do homem"

    De fato, ao serem analisadas algumas tranformações nas paisagens do planeta, tais como desertificação, poluição dos cursos de água e da atmosfera ocasionadas pela ação humana, ha que se esperar que essas alterações também causem mudanças para pior na qualidade de vida dos próprios seres humanos. Por outro lado são essas mesmas ações que proporcionam as maravilhas tecnológicas das quais o ser humano se orgulha de ter conquistado e que alavancam o desenvolvimento econômico dos países.

    Quanto ao ponto de partida dessa discussão: terremotos e vulções não temos como associar em nada as suas ocorrências em razão da ação humana. Eles surgem desde quando a Terra se fez Terra.

    O desenvolvimento do conhecimento científico tem possibilitado o mapeamento das áreas de maior vulnerabilidade e a proposição de alternativas para que sejam minimizados os impáctos desses acontecimentos.

    Ao longo dos anos a complexa estrutura biológica dos seres humanos passou e continua passando por alterações, adaptações às novas condições que são enfrentadas, e intrumentos tecnológicos são coadjuvantes à todas essas alterações biológicas.

    Assim, das rudimentares roupas confeccionadas com peles de animais ou com fibras vegetais aos modernos trajes espaciais, muita coisa mudou. Isso porque os seres humanos são na verdade, grandes especialistas em adaptações, tanto é que nenhum outro animal de porte semelhante se multiplicou tanto por vontade própria.

    Assim, ao fazer referência a vingança da natureza exemplificando vulcões de terremostos podemos nos encontrar vazios de argumentos, mesmo porque teríamos que perguntar se a mesma natureza armou vingança contra os dinossauros.

    Se quisermos partir para discutir as ações humanas, o caminho não é propriamente este. Devemos apresentar essa discussão no fórum sobre a produção e o descarte do lixo.

    Ao considerar a vingança da natureza, precisaremos assumir que a terra é um ser pensante e que descontente com as nossas ações ou está tentando nos destruir ou nos alertando para a necessidade de mudanças de atitudes. E no cerne desta questão está, antes de tudo, a busca pela melhoria das relações do homem consigo mesmo, do homem com os outros homens e com os demais companheiros de mundo. Que em uma discussão mais profunda levaria o ser humano a uma nova e mais avançada revolução. Na qual não haveria espaço para a competição ou para a guerra. Ou seja, o homem conheceria o conceito pleno de comunhão.

    ResponderExcluir
  4. É do conhecimento de todos que ultimamente a natureza tem se manifestado de várias formas e de modo inesperado.
    Um grande fator que contribui amenizando o grau da devastação em certos países é a prevenção(é o caso do Japão). Mas como? graças a tecnologia, constatamos a criação de aparelhos que tem como finalidade detectar abalos sísmicos.
    Por outro lado, vemos países que se encontram em situações não tão diferentes, mas piores, é o caso do Haiti.
    Dessa forma, devemos adotar medidas para que, de um certo modo, possamos estar preparados com antecedência.

    Wender de S. Barbosa

    2° A
    Matutino

    ResponderExcluir
  5. erica 2 "i"

    ultimamente diversos pontos do nosso país tem sindo castigado como nunca foram antes principalmente por chuva e vento.há cerca de um mês ninguém conseguia chegar oa trabalho antes da 13h em são paulo por conta de uma chuva incesante e suas consequência.
    isso e uma das manifestações da natureza além de terremotos e vulcões em erupções.

    ResponderExcluir
  6. esse fato "terremoto" é uma tese que deve ser tratada com esclusividade, pois países como Haiti, chile, japão, e china, já provaram o gostinho do desastre. Na minha opinião todos os países deveriam possuir aparelhos que medissem terremotos, deslizamentos, etc. Isso provavelmente diminuiria os acidentes ocorridos pela natureza e deixaria a população em alerta. Mas isso por si só não adianta é preciso mas, é necessário que países potentes unam-se com outros países e criem tecnologias competentes que sejam capazes de certa forma prever e amenizar esses fenômenos que já existiam, mas que o homem com o seu poder de destruição ajudou a piorar.

    ResponderExcluir
  7. Como Deus pode permitir que tudo isso aconteça sendo um Deus tão bom? Alguém pode até pensar que Deus tem virado suas costas para humanidade, e virou, Deus está exausto com a pecaminosidade dos seus filhos, porém mesmo que o homem venha a fazer de sua vida uma vida de pecados, Deus mesmo de costas viradas está esperando que este venha a se arrepender e se humilhar para que dos céus ouça a sua voz e aja a seu favor perdoando seus pecados e redimindo a sua vida.


    Quando Deus criou o homem, o fez com dois propósitos principais, o de adora-lo na beleza da sua santidade e de cuidar da terra que o Senhor a ele confiou. O homem tem a obrigação de adorar a Deus, pois deseja que outros o adorem, porém mesmo o homem tendo essa responsabilidade Deus deu a ele o livre arbítrio, o direito de escolher suas atitudes, sabendo que qual seja elas tem a sua conseqüência e o seu pagamento.


    O homem deveria cuidar da terra, porém não é isso que vemos, a cada dia chega aos nossos ouvidos noticias que o homem está destruindo tudo aquilo que Deus criou. O seu interesse por poder tem cegado sua visão ao ponto do homem buscar ganhar dinheiro até debaixo do oceano.

    ResponderExcluir
  8. porque estão acontecendo estas catástrofes?O ser humano se afastou de Deus e de seus princípios, está mais preocupado com o seu futuro econômico aqui na terra do que a vontade de Deus para sua vida, satisfaz mais a sua carnalidade e egocentrismo humano do que aquilo que Deus tem para ele.

    ResponderExcluir
  9. Francisca 3 *F"

    A produção, o transporte e o consumo de energia elétrica afetam vários aspectos do meio ambiente, tais como a qualidade do ar, a qualidade e disponibilidade de água, as populações e o habitat da fauna e flora aquática e terrestre, a utilização de material perigoso e de resíduos tóxicos, o impacto dos efeitos eletromagnéticos sobre a saúde e o meio-ambiente.
    Muitas espécies animais podem ser extintas e haverá mais frequência de tufões e maremotos. A água e tratada na atualidade como tal desperdício,que se não preocupar –se com ela vai acabar.
    Várias enchentes,tsunamis entre outros fenômenos naturais devastam o meio ambiente.
    O meio ambiente é algo muito preciso, uma das relíquias do ser humano, o planeta terra é algo tão bom, tão raro, todo o meio ambiente que nele existe deveria ser bem cuidado ter seu devido valor dado.O mundo deve parar de se preocupar com o dinheiro,e se preocupar com a água que é o bem mais precioso da humanidade.

    ResponderExcluir
  10. Os terremotos e vulcões são naturais na terra, ate porque, o nosso planeta tem uma pressão muito alta em seu interior ( muito energia), para que o a terra não se torne uma grande “panela de preção” sem sair a pressão de dentro da panela .O nosso planeta tem que liberar esta energia, a liberação de energia é em forma de vulcões e(ou) terremotos.

    Então a liberação dessa energia e normal e sempre ocorreu e sempre ira ocorre em nosso planeta.
    Dilmar
    3 "C"

    ResponderExcluir
  11. A natureza estar sempre se manifesta ,muitas vezes nos e que nao queremos ver seu pedido de socorro.A cada ano que passa o mundo se povoa cada vez mais e imfelizmente as pessoas nao tem conciencia do faz e muita poluiçao e nao tem para isso tudo ir , entao acredito que ela esta apenas devolvendo para o ser humano o que eles lhe deram de ruim.E tambem ha muitos fenomenos naturais QUE TALVEZ seje o caso do terremoto no Haiti.
    Alexandra 3A

    ResponderExcluir
  12. Nós seres humanos pensamos que tudo na terra esta sob nosso controle mas de vez em quando a natureza se revela contra agente e ela ninguem controla.
    Aqui mesmo no Brasil a natureza tem se revelado contra as pessoas um exemplo e no Rio de Janeiro,onde ocorreu um deslizamento de terra provocada pela a chuva.
    Então deveriamos respeita mas a natureza,pois agente é que precisa dela.

    2°H
    N°36

    ResponderExcluir
  13. O nosso planeta esta em constante transformação ,cada dia que passa fenômenos naturais nos surpreendem ,deixando milhares de vitimas para trás .Muitos desses fenômenos vem como consequência da atitude do próprio ser humano ,que a cada dia que passa ´´ desafia a própria natureza´´ ,com suas atitudes insanas ,que só giram em torno de descobertas e do capitalismo .A própria mãe natureza está mostrando para o homem os resultados das suas milhares de atitudes que causaram grande estragos ambientais, exemplos de atitudes são o desmatamento da florestas ,poluição dos rios , poluição da camada de ozônio.Esse terremotos em vários países só são resultados ,da própria atitudes dos seres humanos ,e é só o começo de muitos fenômenos naturais que ainda poderão nos surpreender.
    Gabrielle Cristina nº:11 3ºB

    ResponderExcluir
  14. Muitas espécies animais podem ser extintas e haverá mais frequência de tufões e maremotos. A água e tratada na atualidade como tal desperdício,que se não preocupar –se com ela vai acabar.
    O mundo vai ficar cada vez poior, pois o homem vem cada dia destruindo o que temos, para a sobrevivencia do planetaa!
    Isso é uma questão de medo, pois os seres humanos vão pagar o preço por tarem destruindo o planeta!
    Gleyciane Ramalho n°19 3° "D"

    ResponderExcluir
  15. Esses fenômenos são naturais, podendo ocorrer em qualquer parte do mundo, só que quando ocorre em lugares onde não há pessoas, as pessoas não se preocupam e escondem isso. Mas quando isso ocorre em lugares que prejudicam as pessoas, as pessoas responsáveis vão buscar uma solução, só que quando persebem já é tarde e muitas pessoas morrem. Também as pessoas constroem casas em lugares inapropriados, em morros, barrancos, perto de rios e etc.

    Nº: 38
    3ºA

    ResponderExcluir
  16. È realmetne a natureza nos afeta, principalmente hoje com o mundo conturabado sobre assuntos como o aquecimento global, Paulo César, eu até queria que criase uma enquete sobre como o tempo está passando rápido em relação ao passado, pois o terremoto do chile alterou o eixo de rotação da terra, diminuindo o dia em alguns milésimos de segundos, a NASA considerou como um decréssimo insiginificante, mas será assim para todos ?

    ResponderExcluir
  17. È realmetne a natureza nos afeta, principalmente hoje com o mundo conturabado sobre assuntos como o aquecimento global, Paulo César, eu até queria que criase uma enquete sobre como o tempo está passando rápido em relação ao passado, pois o terremoto do chile alterou o eixo de rotação da terra, diminuindo o dia em alguns milésimos de segundos, a NASA considerou como um decréssimo insiginificante, mas será assim para todos ?

    ResponderExcluir
  18. Caro José, as evidências apresentadas pela natureza ao curso de todo o tempo, que se pode registrar, resta claro que não há como não ser afetado ou afetar quando de um sistema se faz parte. As idéias modernas de globalização com as informações caminhando na velocidade da luz, ou se preferir, de um toque no teclado, só elucidam para a grande parte da população que antes se fazia não esclarecida, as evidências já sobre as quais muitos já vinham refletindo, separadamente ou em pequenos grupos fechados, desde os primórdios. O que realmente é espantoso é que o conhecimento cresce algebricamente e não mais aritimeticamente, quendo o poder do Estado ou da Igreja (Exercito ou Religião) definia sobre o que se podia ou não produzir.
    Por outro lado a diversidade de ideias e opiniões divulgadas a todo momento rompe, ou pelo menos balança os pilares que tomamos como referenciais para a construção do conhecimento. Neste sentido, algumas as instituições confiáveis não são mais aquelas que informam pela palavra e sim, pela ação.
    A Agencia Espacial Norte Ameriacana é uma dessas instituições que gosam de grande credibilidade para falar, mesmo porque a produção científica que partiu dos seus domínios e chegaram às nossas casas na forma de bens de consumo galam por ela. Todavia nunca devemos nos esquecer de que o Estado Norte Americano (um ds mais poderosos do mundo) controlam a NASA, e por consequencia, as informações. Daí a grande tarefa do leitor que deseja realmente compreender não ser só a de ler as informações, mas a de analisar, comparar com as outras informações apresentadas e confrontar opiniões.
    No caso específico mencionado por você a respeito da alteração do eixo de rotação da terra, o que implicou na alteração do período de rotação em milésimos de segundo, poderíamos considerar uma outra informação, que acredito ser mais relevante:
    Conforme você sabe, a lua exerce um papel fundamental nas transfromações que ocorrem no planeta terra, interferindo nos ciclos das marés, e porque não dizer, na movimentação do fluxo de material líquido da crosta terrestre. A terra não estaria desacelerando? A curto prazo isso não leva a significados relevantes? É provavelmente o que pensam os cientistas que analisam essas informações desde quando os dados puderam ser coletados.

    Voltando a sua questão sobre o quanto o tempo está passando rápido em relação ao passado.

    O ser humano no passado não teria caminhado mais lentamente? não teria produzido menos? Não estaria exposto a menos informações? Não teria consumido menos?

    Parece que quando esperamos pelo melhor, o tempo demora mais e quando esperamos pelo pior o tempo demora menos.

    Inegavelmente, com o advento da era da informação, nos acostumamos a esperar smpre pelo pior: temos que estudar mais, trabalhar mais, adquirir mais, nos defender mais,... Temos que fazer muitos mais coisas em tempos aproximadamente iguais. E o ruim disto tudo é que estamos cortando o tempo que realmente deveria nos interessar? Em lugar disso sobrou a doença da moda: depressão.

    ResponderExcluir
  19. Existem fenômenos que vem ocorrendo nos últimos tempos com uma certa frequência peculiar, a pergunta que nos vem a cabeça é pq? O que está acontecendo com nosso planeta, isso tem algo haver com as agressões q ele vem sofrendo? Ou simplesmente são fenômenos que por natureza existem( isso é lógico ), porém por uma conhecidência estão ocorrendo ao mesmo tempo? Bom, essa é uma pergunta acredito eu que ainda não possae ser respondida, entretanto é inegável o fato de que quanto mais o país estiver preparado, menores serão os danos sofridos por toda nação, um exemplo que infelizmente podemos citar é o do Haiti, um país que já era miserável se encontra numa cituação bem pior do que já tinha. O Chile apesar de ter sofrido mto, e de seus tremores terem sido de intensidade bem maior, aos poucos e mesmo com dificuldades consegue se reerguer.

    3º A
    nº 39

    ResponderExcluir
  20. Sim a natureza tem se manifestado de varias formas e uma delas como podemos ver é o tempo que tem se tornado raro para os que o possuem e inalcansavel para os que não o tem...
    Mas professor tenho que me expressar não concordo que a DEPRESSÃO é uma doença da moda,mas sim algo que tem contaminado boa parte das pessoas.
    Alguns especialistas definem a depressão como:
    uma doença cruel,
    que não escolhe sua vitima,
    vem sem avisar,
    e quem tem que falou sobre como é diz:
    Sinto medo,confusão mental,angústia,tristeza profunda,é uma tristeza sem explicação,a pessoa não quer saber mais de nada e se acha inutil,podemos concuir com a seguinte frase:
    ''De repente,uma densa nuvem de tristeza cobre sua vida sem razão aparente''.
    Uma moça que tem depressão diz o que a ajudou a superar a doença:O amor dos que a rodeavam!!!
    Sim alguns a acham que é uma simples frescura da pessoa mais não é,todos podem acordar com esta profunda depressão...Bjinhos
    Patricia Êmile 2G

    ResponderExcluir
  21. A Natureza pode se manifestar não somente em formas negativas mas sim Positivamente,como?

    Todos os fenomenos são ações ou reações de algo ou de alguem.
    O nosso planeta sofre varias ações negativas do Homem como o desmatamento,o acumulo de lixo,poluição maritima, e etc.

    quais as consequencias dessas ações??
    são concerteza no mesmo grau que a ação como diz as leis de Newton.
    Ou seja quanto pior for a ação do homem pior vai ser a ação da terra.
    Outro aspecto que pode influenciar muito nas reações da terra, e a aceleradissima evolução tecnologica,por que?
    Pelo devido forma que quanto mais tecnologia o homem tiver mais rapido e mais eficais será seus metodos usados para destruir a o meio em que vive.

    E sobre as manifestações atronomicas.
    Como o buraco negro,ou as explosões de super nova, e a movimentação e expanção do universo.
    Cada fenomeno natural tem uma função qual seria então dos buracos negros?
    Não seria somente destruição?
    que todos os corpos tem um campo gravitacional então porque ou o que teria no centro de um buraco negro.

    e sobre as super novas, quais seriam seu papel na criação do universo ou o que e pra que servem?
    tal poder destrutivo seria para criar e renovar novas fontes de minerios.

    se na origem so existia uma substancia o Hidrogenio e que sofreu reações quimicas que sua particula foi quebrada dando origem a novas substancias.
    tais fenomenos ocoridos com tal poder que pode ate quebrar um atomo.Tais fenomenos são primeiramente o buraco negro onde teria feito o hidrogenio se movimentar numa velocitade tão grante que pode ser comparada com a da luz e que tal fenomeno fez suas particulas se chocarem milhares de vezes ate se romperem ou fundirem. essa e uma das teorias da criação do universo utilizando as manifestações como explicação de sua existencia.



    E outro campo que pode ser visto,seria a utilisação dessas manifestações para o bem do homem.
    como usar o tempo para atividades fisicas como em paises frios quando tem neve pode ser praticado o esqui, esnouborde entre outros.
    e em paises com clima tropical o futbol e volei de praia entre outros.

    ResponderExcluir
  22. O nosso planeta sofre dessas catástrofes desde o início de sua existência.
    Por isso não consigo entender porque as pessoas questionam tanto os motivos se eles sempre existiram, mesmo antes da existência humana ou que houvesse algum tipo de vida.
    Todos os outros planetas também sofrem com esses abalos, sejam eles terremotos ou erupções.
    E a Terra, por ser um planeta, como os outros, tambem sofre, independentemente de haver vida ou não.
    Talvez eles sirvam para fazer mudanças no planeta, tais como rotação, clima, enfim, assim como era antes, todos esses abalos serviram para mudar o nosso planeta e fazer dele o que é hoje e obviamente ele não vai ficar como está pelo resto da eternidade e esse pode ser o motivo de ter tantos abalos ao mesmo tempo, uma nova mudança.
    A vida humana contribui muito para as mundanças na Terra mas não pode impedir que o mundo se manifeste e se transforme naturalmente, pode se prevenir, se antecipar e se proteger mas evitar não.
    Todas essas mortes são sim grandes tragédias mas, infelizmente, são apenas consequências de tudo.
    Nada podemos fazer a não ser nos proteger e nos conformar, e evitar em terminar de destruir a Terra com todas essas obras degradantes, mas que não têm nada a ver com tsunamis e etc.
    E Deus não tem nada a ver com isso, assim como nós, a Terra é um planeta vivo e sofre transformações tanto internas quanto externas, e prescisam reagir a elas; nós comemos, entao defecamos, bebemos, urinamos, estamos expelindo o que sobra e fazem tanta pressão em nós e ipoteticamente, a Terra faz o mesmo.
    A única solução é nos unir e nos prevenir usando nossa inteligência para nos proteger antecipadamente.


    Maria Paula
    2°A
    Matutino

    Bejinhos :D ♥

    ResponderExcluir
  23. A Natureza ela é bela !!
    Mas ... Os desastres naturais dessas causas se manifesta ao homem todos os defeitos e imperfeições da sua natureza.A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota.Mas esses terremotos que estão acontecendo será um sinal do APOCALIPSE ??




    2° ¨G¨
    n°:24

    ResponderExcluir
  24. Bom muitos já sabem que vulcões e terremotos são fenômenos naturais que acontecem desde o inicio dos tempos ,no entanto esses fenômenos tem acontecido com mais freqüência e com mais força.O homem de certa forma tem a sua parcela de culpa com a industrialização que não para de carecer e o desmatamento das nossas florestas e com isso praticando cada vez mais o aquecimento global.

    Mas também temos em nosso fator tecnológico que nos ajuda a prever possíveis atividades cismica.Mas por outro lado com tudo isso ainda não apreendemos a lidar com toda a devastação sofrimento que esses fenômenos naturais causam a humanidade.

    2°A N°:05
    Bianca Cardoso ribeiro

    ResponderExcluir
  25. diante de todas essas coisas que acontecem chamado natureza.Nos podemos percebermos, que a natureza ela acaba devolvendo aquilo que nos fazemos com ela esse terremotos que aconteceram recentemente no Haiti com muitas pessoas morrendo um grande destaque que deixou muitas pessoas desabrigadas e algumas sem o que comer e outras sem lar para morar.

    2° A N°:39
    Thais Freire

    ResponderExcluir
  26. Professor PC BOA TARDE, como comentado em sala de aula, que com algumas erupções vulcanicas e explosoes o planeta vem se deslocando de sua orbita com uma minima diferencia que nao poderia ser notada a olho nu ou seja sem um processo de pesquisa e estudo sobre o assunto, mais seria possivel com novas tecnologias deslocar totalmente a terra de seu devido lugar, digo de sua orbita caso fosse necessário?
    Dionata Santana nº17 2ºA

    ResponderExcluir
  27. Os terremotos são responsáveis por grandes catástrofes mundiais ,com os avanço tecnológicos o homem começou a se especializar nos estudos sobre os terremotos para tentar entender um pouco melhor esse fenômeno natural que ocorre em quase todo o mundo e que causa tanto medo para a população.
    Os eventos sísmicos podem ser fenômenos naturais, que independem da ação do homem,Podem também ser provocados pelas atividades humanas(como poluição de rios, mares, e etc), que alteram ou modificam a natureza.


    ALUNA:Ana carolina nº:02
    SERIE/TURMA:2ªA

    ResponderExcluir
  28. As pessoas e os cintistas dizem que no Brasil a capacidade de haver terremotos e minimas,mas ja ocorreu,gostaria de saber se essas ocorrencias devem ao fato do aqueçimento global ou sera pela propria natureza??

    2°A
    N° 18

    ResponderExcluir
  29. Como a minha amiga Maria Paula falou, não podemos colocar a culpa em Deus pois Ele criou a Terra e tudo o que há nele.Mas o que podemos realmente é nos prevenir dessas catástrofes ocorridas nesses países...a única solução é melhorar as aparelhagens de comando desses abalos ocorridos e mesmo antes de acontecer essas catástrofes poderemos sair vivos.
    Agradeço ao professor pelo o excelente blog e que a cada dia possamos se interar mais e mais de vários conhecimentos.


    Tálisson Iago Barreto
    Série: 2º Turma: "A"
    nº da chamada:"38"

    ResponderExcluir
  30. O desastre do chile e causado pela faltya de estruturas desses lugares , quando construiram nao chegaram a pensar q tais causas podesses acontecer, e agora com tantas catastrofes acontecendo , pessoas morrendo e perdendo suas casas, eu acho que eles deveriam abrigar essas pessoas em outros lugares e reestruturassem toda a parte que esta causando tantos transtornos.

    Fernanda 3° f


    Esses desatres infelismentee estão acontecendo em todas as partes, nao só no Chile, como no RJ e em outros lugares. Infelismente nao temos previsoes de quando irao acontecer, eles nao nos mandam cartinhas no avisando,
    entao tanto nós, como os governates temos que ter em mente que tais coisas podem acontecer sem esperamos.e Juntos tentarmos pensar numa melhoor solução para amenizar isso!

    Giselia 3° F

    ResponderExcluir
  31. Existe uma região no Equador que tem oito (08) vulcões ativos,ou seja isso fica bem perto do nosso País;se ele entrar em erupção como o que atingiu a Europa,ele poderá cobrir o Brasil quase todo,e nosso tráfico aério irá parar totalmente.Para mim os vulcões podem fazer grandes estragos,más ao mesmo tempo ele ajuda a fertilizar a terra para plantio.
    Os terremotos no Brasil não tem tanto eficiência,porque estamos em cima da placa tectônica,quando a um encontro das placas:divergentes,convergentes e consevativos a um índice de terremotos e deformação de rochas.


    Warllei Rodrigues
    2° A
    n° 42

    ResponderExcluir
  32. Sismos de origem vulcânica, devendo-se às movimentações de magma dentro da câmara magmática ou devido à pressão causada por esse quando ascende à superfície, servindo assim para prever erupções vulcânicas. Está mais associado ao vulcanismo do tipo explosivo que às do tipo efusivo.
    Um sismo é um fenómeno natural consequente de uma quebra mais ou menos violenta no interior da crosta terrestre, que consiste na oscilação das placas tectónicas. Este fenómeno provoca oscilações que se transmitem a uma área envolvente.
    Qualquer material rígido, de acordo com as leis físicas, quando submetido à acção de forças (pressões e tensões) deforma-se até atingir o seu limite de elasticidade. Caso a acção da força prossiga o material entra em ruptura, libertando instantaneamente toda a energia que havia acumulado durante a deformação elástica. Em termos gerais, é aquilo que se passa quando a litosfera fica submetida a tensões. Sob o efeito das tensões causadas, a maior parte das vezes, pelo movimento das Placas Tectónicas, a litosfera acumula energia.
    De notar que os sismos só se produzem em material rígido. Por consequência, os sismos produzem-se sempre na litosfera, jamais na astenosfera que é constituída por material plástico.
    N°:35
    2° 'A'

    ResponderExcluir
  33. Desde o inicio , antes mesmo do Planeta Terra ser habitado , ela ja sofria com as manifestações da natureza , mais depois que a terra começou a ser abitada por serer humanos , essas maninfestações começaram a ser cada vez mais frequentes.
    A natureza está se manifestando tão bruscamente que nem os aparelhos mais sofisticados estão conceguindo praver esses abalos , eles conceguem saber mais ou menos quando vai ter , mais o dia certo , nunca se sabe , então a sociedade não está imune a uma ataque da natureza.
    Infelizmente a unica solução é tentar se protejer e nos consolar devido a tantas mortes , pois a terra está em constante mudança e transformação e quem sofre somos nós seres humanos , mais não é nada mais nada menos do que a Terra se manifestando diante de tnt coisa que nós mesmos fizemos com ela , basta apenas usar toda essa inteligencia e tecnologia ao nosso favor , e nos previnir de possivel abalos que estão por vir !

    Patricia de Alcantara
    2º A - matutino

    ResponderExcluir
  34. Desde o inicio , antes mesmo do Planeta Terra ser abitado , ela ja sofria com as manifestações da natureza , mais depois que a terra começou a ser abitada por serer humanos , essas maninfestações começaram a ser cada vez mais frequentes.
    A natureza está se manifestando tão bruscamente que nem os aparelhos mais sofisticados estão conceguindo praver esses abalos , eles conceguem saber mais ou menos quando vai ter , mais o dia certo , nunca se sabe , então a sociedade não está imune a uma ataque da natureza.
    Infelizmente a unica solução é tentar se protejer e nos consolar devido a tantas mortes , pois a terra está em constante mudança e transformação e quem sofre somos nós seres humanos , mais não é nada mais nada menos do que a Terra se manifestando diante de tnt coisa que nós mesmos fizemos com ela , basta apenas usar toda essa inteligencia e tecnologia ao nosso favor , e nos previnir de possivel abalos que estão por vir !

    Patricia de Alcantara
    2º A - matutino

    ResponderExcluir
  35. A natureza se manifesta

    A cada dia novas coisas são descobertas.
    Apesar dos sismos e vulcões serem um fenômeno natural o homem sempre contribui para mais desastres como “poluição do ar,solo,terra e água” isso afeta a natureza em geral.

    É difícil de saber quando um irá haver um terremoto ou erupções vulcânicas, mais aqueles países com mais tecnologia é menos afetado do que os outros com menos condições .

    Infelizmente quando esses desastres acontecem , sempre tem várias vitimas, algumas cidades chegam ate a ficarem totalmente destruídas e as pessoas entram em desespero sabendo que perderam seus parentes sua casas etc.


    Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre São frequentemente considerados causadores de poluição natural. Tipicamente, os vulcões apresentam formato cónico e montanhoso.
    A erupção de um vulcão pode resultar num grave desastre natural, por vezes de consequências planetárias. Assim como outros desastres dessa natureza, as erupções são imprevisíveis e causam danos indiscriminados.


    Um sismo é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.


    IZABELA GUEDES 2ºA

    ResponderExcluir
  36. As manifestações da natureza não vem de hoje , bem antes já as haviam mas não tão destruidoras como as de hoje .
    Não só a terra mas sim , os outros planetas sofrem com essas manifestações hevendo ou não vida ! quem sabe essas manifestaçãos sirva para ajudar-nos no fututo prejudicando os dias de hoje .
    Muitos países se preparam antes mesmo de sofrerem com essas ações da natureza . A maioria adquirem aparelhos e estruturas e até mesmo ordem , para menor devastação . Agora outros países não adotam estruturas nem aparelhos , e acabam com maiores destruição e tragédias .
    Países com maior população constróem prédios com a tecnologia dos prédios japoneses , eles usam tipo um mecanismo de mola , pois quando ocorrem terremotos e abalos os prédios apenas balaçam mas em poucos casos eles caem .
    Para nos prevenir , devemos tomar medidas e consiência no que fazemos para que a terra não seja mais prejudicada !

    Nathalia Xavier , 2°A matutino {:

    ResponderExcluir
  37. Os desastres que veem acontecendo, acredito que seja a famosa reação da natureza. Nao temos muito o que fazer para isso mudar, as circustancias ja estaao traçadas, naoe xiste algueem que virá com antecedencia nos avisar que haverao catastrofes que casas cairaão, que terras irao desabar, e termos paciencia, e estamos preparados, para quando isso vir acontecer. Infelismente nosso mundo nao é perfeito, e sim, temos uma imensidão de problemas que dias apos dias tentamos ameniza-las.

    Yngrid 2 'A '

    ResponderExcluir
  38. Os fenómenos naturais sempre foram uma grande preocupação para toda humanidade, com isso leva ao homem a se preparar
    melhor para acontecimentos sem controle, paises ricos se preparam muito mais que os paises pobres, mas ai que está a força
    da natureza não tem limites, a tecnologia do homem tem, pode aver muitas perdas em paises ricos dependedo o grau de violencia da natureza.
    O homem também contribui para as mudanças climaticas atravez da sua poluição desastrosa, assim mudando o clima do planeta, vulcões novos, tempestades cada vez mais forte, ondas do mar enormes,
    Os terremotos sempe teve em nosso planeta a milhares de anos, sempre vai ter nunca acaba não exixte nenhum pais preparado para enfrentar a natureza. a unica coisa que o homem é capaz de fazer é procurar abrigo e torce para que não perca a vida,
    Dentre os países afetados por sismos de grande magnitude neste ano se encontram Haiti, Chile, Japão e China. Precisa falar qual deles estava mais bem preparado para enfrentar esse fenómenos naturais?
    Bom nenhum desses paises está bem preparado para fenomenos naturais, pelo qual a natureza não tem limites, o homem tem ela não!
    Aluno nº 27 Serie 2° A

    ResponderExcluir
  39. A Natureza se manifesta:

    Segundo Leinz “O termo vulcanismo aborda todos os processos e eventos que permitam, e provoquem, a ascensão de material magmático juvenil do interior da terra à superfície”.
    Mais o vulcão é um efeito que precisa ser tomado um verdadeiro cuidado, pois com a deformação acompanhada de emissões de dióxido de enxofre e tremores harmónicos, pois estes sinais pode decorrer em um provável evento eminente.
    Com os certos abalos que o Mundo vem sofrendo, embora não seja possível verificar a amplitude dos estragos descrevendo há no "momento", o cenário será de ampla destruição com muito danos materiais, EFEITOS que serão sentidos por muito tempo, tanto pela população, e pelos famíliares dos parentes mortos em desastres.
    Tudo o que fazemos pode decorrer em processos desastrosos, seje ele o detalhe minimo,pois cada fenômeno natural compõe a estrutura do planeta.
    Especialistas tentam se prevenir e conduz as situações ocorridas de emergência, porém, nunca param de estudar sobre determinados abalos e desastres naturais que possam acontecer. O que geram os abalos geralmente é a pobreza, a crescente densidade da população, a degradação ambiental,o aquecimento global fazendo com que o impacto das ameaças naturais piore ainda mais.

    Beatriz Milena
    "2ªA"

    ResponderExcluir
  40. Uma simbiose constante,de forma sempre variavel,mostrando toda uma versatilidade para se adequar a uma exigencia pacifica assim é como a natureza encontra para transpor ,assimilar ou transformar circunstancias estagnadas, hiperati_
    vas e até mesmo adversas em algo util e benefico para a necessidade em curso.

    ResponderExcluir
  41. A Terra é um planeta vivo, dinâmico, cuja actividade se manifesta de formas muito diversas. O vulcanismo é uma delas. As erupções vulcânicas são uma poderosa exibição das forças da Natureza. Mas se é certo que os vulcões causam destruição e alteram subitamente, a superfície do globo, também é verdade que constituem uma excelente ferramenta para o estudo do interior da Terra.As erupções vulcânicas são a mais poderosa exibição das forças da Natureza.Alguns acontecimentos fortalecem a teoria de que os animais são dotados de um "sexto sentido" , ou seja, uma relação muito próxima com os segredos da natureza. Os irracionais parecem ter premonição, pois conseguem prever as catástrofes ambientais.
    Considerados por uns como uma simples coincidência , outros suspeitam que por eles terem os sentidos mais aguçados do que os do ser humano, são capazes de captar vibrações e mudanças na pressão do ar e, percebendo até as primeiras ondas que vêm do centro da terra, fogem buscando encontrar um local que ofereça segurança.
    De toda maneira um fato é certo, os animais sabem o que vai acontecer antes de nós. As pesquisas sobre o comportamento animal merecem ser aprimoradas , buscando encontrar uma fórmula de permitir que os animais sirvam futuramente como um sistema de alerta para os seres humanos frente as manifestações da natureza.
    Douglas 2A N 13

    ResponderExcluir
  42. Apesar de uma grande exposição de fatos ocorridos atualmente,grandes catástrofes já vem ocorrendo há muito, tempo dentre as maiores: a reorganização dos continentes q durou muito muito tempo.
    Um fato bem interessante ocorrido várias vezes mas tendo como foco principal o desastre do *Vesúvio com várias erupções entre 472 A.C e a última em 1944, tendo como principal catástrofe a de 79 d.C na qual o vulcão que encontra-se em Nápoles entrou em erupção e enviou cerca de 4 km³ de cinzas e rochas, tendo estas coberto as cidades de Pompéia e Herculano, e atingindo até mesmo Constantinopla(na época Capital do Império Romano),conhecida hoje como Istambul a mais de 1609 km de distância do local onde se situa o vulcão.Antes da tragédia de Pompéia em 79, o Vesúvio encontrava-se inativo havia 1500 anos. Só foram iniciadas escavações na região em 1738. Elas revelaram ruas, paredes de edifícios e até pinturas inteiras.
    *O vesúvio é um vulcão que além de expelir cinza e magma bastante espessos também espele uma grande quantidade de gases explosivos sendo assim o vulcão classificado como vulcão explosivo, são erupções com lançamento de piroclastos, sejam eles cinza, lapili, pedra-pomes ou bombas.

    Curiosidades:

    Com 1220 metros de altura, o Vesúvio não entra em erupção desde 1944. Em 1968, chegou a entrar em atividade, mas não expeliu lava. A suspeita levantada por especialistas diz que se ele entrar em atividade novamente mataria milhões de pessoas em apenas alguns minutos.

    Os vulcanólogos italianos descobriram que uma rocha enorme obstrui a boca do Vesúvio, como se fosse uma rolha de garrafa de champanhe. Os pesquisadores acreditam que o Vesúvio libertará uma nuvem super aquecida de cinzas e gases venenosos.

    Em 1995, o governo italiano formou uma comissão cujo objetivo é traçar um plano de emergência para o caso de o Vesúvio voltar a entrar em atividade. O principal ponto do plano é evacuar 700 mil pessoas que moram nas áreas de maior risco num período de sete dias.

    A erupção mais intensa do Vesúvio ocorreu no dia 24 de agosto de 79 d.C., quando lava quente soterrou as cidades de Pompéia e Herculano com uma camada de seis metros de espessura. Em seguida, o vulcão lançou cinzas e pedras que formaram outra camada de dez a quinze metros. Entre 20 mil e 30 mil habitantes morreram sufocados pelas cinzas ou sob os tetos das casas que desabavam.

    Os documentos históricos dizem que a tragédia do ano 79 aconteceu num tempo relativamente curto. A erupção começou às 13h de 24 de agosto, quando o Vesúvio expeliu uma nuvem superaquecida. Doze horas depois, a erupção já havia matado milhares de pessoas a lava é capaz de petrificar mais de 1.000 pessoas,como aconteceu anteriormente.

    Pedro Henrique da Silva Costa
    2º"A" nº33

    ResponderExcluir
  43. Uma simbiose contante,de forma sempre variavel,mostrando toda uma versailidade para se adequar a uma exigencia especifica assim é a natureza encontrada para trasnpor,assimilar ou transformar circunstancias estagnadas,hiperativas e até mesmo adversas em algo util e benefico para a necessidade em curso.

    ResponderExcluir
  44. Atualmente em todo o mundo nota-se uma grande e rápida mudança climática.
    Isso deve-se ao grande aumento da emissão de gases poluentes, derivados da queima de combustíveis fósseis e do grande desmatamento na atmosfera.Todos estes gases formam uma camada poluente causando o chamado EFEITO ESTUFA.
    Em todo o mundo pode-se notar claramente as consequências com o aumento da temperatura, furacões e ciclones.
    Além de sofrermos com tantas catástrofes causadas pelos seres humanos, sofremos também com o grande fenômeno natural que é a erupção vulcânica.Recentemente moradores da Islândia viram claramente a força e o poder da natureza, um novo vulcão entrou em erupçao deixando várias familias desabrigadas.
    A natureza revela-se a cada momento e cada vez mais em grande intensidade e força, se o homem não parar agora e não tomar medidas rapidamente para tentar amenizar estas catástrofes cada vez mais sofreremos com mudanças climáticas estremamente prejudiciais para o meio ambiente e para a vida no PLANETA TERRA.

    ELOINE DE CARVALHO 2ºA

    ResponderExcluir
  45. Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre. Eles ejectam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera, podendo causar resfriamento climático temporário. São frequentemente considerados causadores de poluição natural. apresentam formato cónico e montanhoso.

    A erupção de um vulcão pode resultar num grave desastre natural, por vezes de consequências planetárias. Assim como outros desastres,como terremoto, as erupções são imprevisíveis e causa danos a natureza,assim como a fauna e a flora existente em determinadas regioes.
    roberta 2°g nº37

    ResponderExcluir
  46. os fatos naturais ocorridos no nosso planeta tem simplesmente uma função regular,renovar e criar.

    Pelo devido fator que nosso planeta esta em constante renovação e esses fatores porque ocorrem terremotos e erupções de vulcões?

    terremotos - devido a movimentação do solo para renovar suas caracteristicas e estados atuais.
    erupções de vulcões - para refertilizar o solo e aumentar suas riquesas e não deixar acabar seus minerais.

    João Paulo C. n°25
    serié/turma: 2°D

    ResponderExcluir
  47. Bem como vimos que varios alunos e ate mesmo pessoas em geral acham que os acontecimentos naturias as famosas tragedias estão ocorendo mais frequentes mas isso na verdade não esta ocorendo o que esta ocorrendo e a maior percussão feita pela midia e isso paraçe que os acontecimentos estão maiores e mais frequentes.

    mas isso não e verdade o que esta acontecendo e o aumento da população e como a população esta aumentando as catastrofes atingem mais pessoas pelo devido fato de se encontrarem agrumeradas e isso causa milhares de mortes a mais do que acontecia antigamente.

    mas tb tem o famoso aquecimento global,bem para varios cientistas reomados que inclusive alguns ja ganharam o premio nobel e que o aquecimento global ainda não esta relacionado com nenhuma catastrofe por enquanto ela so esta modificando porenquanto o tempo.(claro futuramente teremos mais tsunamis maiores devido a maior quantidade de agua no planeta e tb o desequilibrio de temperatura fasendo nosso planeta virar um deserto de dia no minimo uns 40ºg e de noite -40ºg por que pelo desequilibrio de agua doce e salgada no oceano isso desequilibraria o nosso grante termometro o oceano por que isso pelo fato do descongelamento das geleiras isso derrama milhares de litros de agua doce no oceano.)

    Mas voltando ao assunto de catastrofe atuais temos como exemplo o vulcão vesuvio como o pedro falou foi uma catastrofe gigantesca que ocorreu no ano de 79 d.c.
    isso a centenas de anos antes disso porque sabemos dessa catastrofe e não de provavelmente milhares que ocorreram n o mundo antes de surgir a imprensa ou ate mesmo o homem??

    isso nos faz pensar que talvez algumas coisas não são culpa do homem outras são e temos que diferenciar uma coisa da outra.

    uma coisa que o homem tem culpa totalmente as enchentes porque?
    pelo devido fato de criar uma cidade na beira de um rio e essa cidade vai crescendo e vai acumulando lixo e isso vai impedindo o escoamento da agua que causa a enchente.

    ResponderExcluir
  48. Roberta,Dayane P.Ximenes28 de abril de 2010 09:46

    A erupção de um vulcão pode resultar num grave desastre natural.Assim como outros desastres,como os terremotos,maremotos,etc.
    As erupções são imprevisíveis,ainda mais para paises que nao contem tanta tecnologia para se previnir, quando acontecem causam danos horriveis.Na Terra,os vulcões formão-se nas margens das placas tectónicas e tambem em lugares quentes.Nos arredores dos vulcoes formada por lava arrefecida e seus solos tendem a ser bastante férteis.Os paises que passam pelo ciclo de fogo que é uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica, localizado na bacia do Oceano Pacífico Os paises que fazem parte desse cilclo são:Japão
    China,
    Península da Coreia
    Rússia
    Alasca, Costa oeste do Canadá e dos Estados Unidos da América
    Costa oeste da América Central (México até Panamá)
    Costa oeste da América do Sul (Colômbia até Chile)
    Indonésia
    Malásia, parte insular na ilha de Bornéu
    Filipinas
    Timor-Leste
    Papua-Nova Guiné
    Ilhas Salomão
    Vanuatu
    Tonga
    Nova Zelândia
    (Península Antártica)
    E recentemente houve uma eurupição na Islãndia.
    ROBERTA 2°G N°:37
    DAYANE XIMENES 2°F N°:13

    ResponderExcluir
  49. Explicação dos Terremotos:
    Os terremotos ou abalos sísmicos são classificados como eventos geológicos. Eles são definidos como fenômenos de vibração brusca da superfície da Terra que podem durar segundos ou minutos. Os terremotos ou abalos sísmicos são provocados por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha, chamadas de placas tectônicas. Além disso os tremores também podem ser resultantes de atividade vulcânica ou de deslocamentos de gases (principalmente metano) no interior da Terra. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia na forma de ondas sísmicas.
    A maior parte dos terremotos ocorre nas bordas das placas tectônicas (“tectônica” tem origem na palavra “construção” em grego) ou em falhas entre dois blocos rochosos. As regiões mais sujeitas a terremotos são aquelas próximas às placas tectônicas como o oeste da América do Sul onde está localizada a placa de Nazca e a placa Sul-Americana; e nas regiões em que se formam novas placas como no oceano Pacífico onde se localiza o Cinturão de Fogo. O comprimento de uma falha causada por um terremoto pode variar de centímetros a milhões de quilômetros, como por exemplo, a falha de San Andreas na Califórnia, Estados Unidos.
    O grande terremoto que sacudiu a costa da Sumatra (Indonésia), em 2004, por exemplo, provocou abalos secundários em lugares como o Alasca, a Califórnia e o Equador, segundo os cientistas. Foram tremores menores, entre 3 e 5 graus, mas suficientes para assustar as populações destes locais. Os geólogos não deram uma explicação conclusiva para o fenômeno, apenas apontaram a relação entre tremores descoberta depois de analisarem registros de mais de 500 sismógrafos espelhados pelo mundo. E, coincidência ou não, a região central da Colômbia foi abalada por um tremor de magnitude 5,5, duas semanas após o grande terremoto chinês, o que pode ajudar a comprovar a teoria.

    Thais n°:41
    2°G

    ResponderExcluir
  50. pelo que eu observei,esses terremotos, é somente o começo, do que a natureza está prestes a fazer com o ser humano. As tecnicas para construir predios resistentes a terremotos é uma ótima ideia de sauvar vidas mas porem muita gente vai morrer,por que nem todos os países que estão sofrendo com os terremotos terão capacidade de fazer predios capacitados para resistir a esses terremoos ... É ótimo saber que temos um blog que ajuda a muitos alunos ingênuos a abrirem os olhos para o mundo e enxerguem que ele está acabando aos poucos .... e que notemos que pensar e dar valor um pouco mais a nossa pequena brasilia

    ResponderExcluir
  51. Essas catástrofes são também ocasionadas pelo o ser humano.O ser humano tem uma grande parte de culpa e sabemos se não invertemos essa situação poderemos ter piores constrangimentos e também uma grande devastação e mortes de pessoas inoccentes que se encontram nesses lugares mais perigosos.Por tanto cada ser tem que cuidar da sua parte.
    Na minha opinião um dos países que tem mais tecnologia e estão preparados são o Japoneses.Eles tem tecnologia para terremotos,abalos sísmicos e entre outros.


    Jéssica Santos Macedo
    numero:23
    2º A

    ResponderExcluir
  52. Em relação a resposta da Keyla do 2ºA como podemos ver é o numero 27.
    Comentário relacionado a resposta dela.

    ELa diz que os paises CHINA,CHILE,JAPÃO não têm como se precaver diante a esses fenoômenos naturais.Mas em termos desses fenômenos eu discordo plenamente.Ela também fala que não tem como esses países se proteger,essa é outra parte que eu discordo.Os países estão se prevenindo desses abalos ele estão estudando e aprimorando a sua tecnologia, para que dias não ocorram desgraças nesses países que estão em maiores riscos.


    Tálisson Iago Barreto
    Nº 38
    Turma: 2º A

    ResponderExcluir
  53. Bom,o assunto em debate é muito extenso,tendo várias opniões distintas .Em partes concordo com a Maria Paula,pois já existiam esses fenômenos desde que a Terra existe,e não podemos detê-los.
    Esses fenômenos ocorridos tem muito a ver com a movimentação das placas tectônicas,o tectonismo.As pessoas so vêêm esses fenômenos de forma negativa,mais como pra todo número negativo tem um positivo,existem algumas reações que vem para o bem.O espanto e o pavor dominam as pessoas que passam a conhecer o ocorrido,os terremotos,erupções,etc.,mas esquecem que sem essas modificações no espaço tudo seria diferente,não existiriam lindas montanhas,praias,preciosas rochas ...além de causar esses fenômenos,o movimento das placas tectônicas é altamente responsável pelo nosso relevo,como citei anteriormente;
    Apesar dos poucos benefícios causados pelo tectonismo,sobressaem as conseqências dos abalos e erupçoes,morte por todos os lados,não importa classe social ou raça,todos estão espostos a mesma reação ...é realmente muito triste o ocorrente,mais o que poderiamos fazer ?? a não ser evitar ?? simplismnete NADA,o único que pode mudar ou reverter essa cituação é Deus,e ainda depende de nós,pois se não pedirmos como receberemos e ... Pode ser o início do apocalipse,como citou um anônimo (n°24 do 2° "G");
    Assim como não podemos impedir que aconteçam,podemos evitar,então devemos usar toda tecnologis disponível e conhecimento adquirido para evitar esses fenômenos,ou simplismente amenizar reaçoes negativas .

    Priscila Alves n° 37
    2° "F"

    ResponderExcluir
  54. Que são fenômenos naturais issu eu sei, se estão acontecendo na hora certa já não sei, na minha opinião o ser humano está interferindu muito; mudando paisagens naturais, poluindo o solo, o ar (catastrófe do RJ), E vc acha que estamos dando a devida atenção às reações que a natureza expõe? achu que não, os EUA que o diga, a cada dia aumenta a taxa de poluição produzida por gases tóxicos, vc acha que ele se preocupa?? ele pensa no hoje, ele não liga para o amanhã, e todos nós vamos pagar! todos nós vamos sofrer! Cuidado!! 2012 ta chegando! não sei se o mundo vai acabar, mais sei que mais catástrofes estão por vir.

    3°C n°:19

    ResponderExcluir
  55. Penso que tudo que esta acontecendo com o mundo em geral, tem apenas nós seres humanos como culpados e responsaveis.como diz o ditado toda ação tem uma reaçao..nós agimos sobre a natureza e agora a natureza esta reagindo sobre nós, com a mesma voracidade. Não adianta ficarmos espantados ou culpando Deus por tudo isso não. Nós é que deveríamos nos conscientizar e mudarmos de atitudes.Se bem que eu acho que está um pouco tarde para mudanças, agora é só esperar para ver as consequencias..


    Leissa Barbosa 2º"E" Nº29

    ResponderExcluir
  56. Vulcão é uma estrutura geológica quando o magma,gases e particulas quentes(como cinzas)escapam para a superficie terrestre.Eles ejectam altas quantidades de poeira,gases e aerossóis na atmosfera.
    A emissão de gases é uma forma encontrada pela natureza para aliviar as fortes pressões internas.O material periclástico compõem-se de fragmentos de rochas lançados a centenas de metros de altura.
    Todas as lavas contem uma alta porcentagem de sílica,uma combinação composta de elemento quimico,silicone e oxigênio.

    ResponderExcluir
  57. Eu, por incrivel que pareça ainda tenho esperança que mudanças podem ainda serem feitas, mas eu achu issu muito imprevisível, isso pelo fato de poucos se importarem com o que estar acontecendo.
    Acho que o que falta são manifestaçãoes da sociedade junto às entidades promotoras do assunto. Acho que falta mais mobilização para uma verdadeira mudança.

    Jean Paulo 3°C n°:19

    ResponderExcluir
  58. os fenomenos naturais ,estam acontecendo em consequencia das atitutes tomadas pelos homem,tempos atras nao vi a isso porque os homem "destroiam" menos.agora a natureza so esta dando sua resposta contra os homens.

    clessio do nascimento 2"B n:12

    ResponderExcluir
  59. As principais substâncias advindas das erupções vulcânicas são : Moleculares (água e outros gases) Iônicas (Mágma).

    Willy Abdon, 2º G , nº 45

    ResponderExcluir
  60. Os produtos vulcânico são classificados segundo a composição química e mineralógica ou segundo propriedades físicas. Distinguem-se assim, as lavas, as projeções e os gases.
    *As lavas é a parte líquida do magma; ela forma o derramamento ou a extrusão, de acordo com sua maior ou menor viscosidade.Em geram, as lavas básicas são mais fluidas que a ácidas, que se solidificam rapidamente e são freqüentemente cheias de bolhas.
    *As projeções resultantes das fases explosivas são classificadas em função de suas dimensões em : bombas, escórias, lapíli (produtos sólidos provenientes das erupções vulcânicas, do tamanho da avelã), cinzas e poeiras. A cimentação dessas projeções forma os tufos vulcânicos (qualquer dos produtos de projeção vulcânicas que se hajam consolidado).
    *Os gases dissolvem-se na água ou na atmosfera, interferindo sobremaneira na evolução destas.

    Jackciane Araújo Costa
    2°G
    N°:18

    ResponderExcluir
  61. os terremotos nos dias de hoje nos surpreendendo com as catastrofes provocadas por onde passam, fazendo com que pessoas inocentes paguem pela revolta da natureza ao menos encontrarem uma forma de se protegerem ou se abrigarem até porque acho que o planeta só está devolvendo parao ser humano o que todos lhe deram de ruim qualquer forma os habitantes da terra tem um pouco de culpa em tudo isso que está acontecendo.
    Todos os fenomenos são ações ou reações da natureza e das pessoas.

    MARINA-Nº 30
    2ºI

    ResponderExcluir
  62. A erupção de um vulcão pode resultar num grave desastre natural.Assim como outros desastres,como os terremotos,maremotos,etc.
    As erupções são imprevisíveis,ainda mais para paises que nao contem tanta tecnologia para se previnir, quando acontecem causam danos horriveis.Na Terra,os vulcões formão-se nas margens das placas tectónicas e tambem em lugares quentes.Nos arredores dos vulcoes formada por lava arrefecida e seus solos tendem a ser bastante férteis.Os paises que passam pelo ciclo de fogo que é uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica,más o homem tem q ter cuidados com os vulcôes.

    Aluno: Mauricio vilela n° 31
    2° i

    ResponderExcluir
  63. A lava é rocha em fusão que um vulcão expele durante uma erupção. Enquanto ainda sob a superfície da terra, a rocha em fusão, quando ainda no interior da terra e com a sua constituição original (rocha e gases), é denominada magma. Lava solidificada é conhecida como rocha ígnea extrusiva, embora o termo escoada lávica refira-se à formação rochosa endurecida. Devido à sua elevada temperatura, normalmente entre os 600 ºC e os 1250 ºC, a lava pode ser bastante fluída. Quando é expelido da chaminé vulcânica solidifica devido à diminuição da sua temperatura, tornando-se uma rocha magmática extrusiva. Entretanto, a lava pode fluir por muitos quilometros antes de se solidificar formando uma escoada lávica. Uma escoada lávica activa refere-se a uma escoada lávica que possui ainda rocha fundida.

    A palavra 'Lava' deriva do italiano, e subsequentemente derivado da palavra latina labes que significa queda, declive, ou penetrar. O termo foi pela primeira vez utilizado referindo-se à extrusão de magma por Francesco Serao numa pequena nota sobre uma erupção do vesúvio que ocorreu entre 14 de Maio e 4 de Junho de 1737.

    As lavas podem-se distinguir em:

    Lava Fluída ou Básica - lava com uma temperatura muito elevada, pobre em sílica e em gases. São lavas que se movem muito rapidamente e são características de explosões vulcânicas do tipo efusivo.
    Lava Intermédia - é um tipo de lava com características intermédias entre as lavas ácidas e básicas.
    Lava Viscosa ou Ácida - lava de baixas temperaturas, rica em sílica e em gases. É uma lava que se move com muita dificuldade e característica de explosões vulcânicas do tipo explosivo.
    Tipos de Escoadas lávicas
    As três principais formas que os fluxos de lava podem tomar são: aa ou escoriácea, pãhoehoe ou encordoada, e pillow lava ou lavas em almofada.
    Priscila Alves - 2° "F"

    ResponderExcluir
  64. Como podemos ver no nosso dia-a-dia, a natureza vem sendo cada vez mais destruídas pelo ser humano, de uma maneira tão extensa que a fúria dela contra nós não escolhe a quem atingir. Não existe uma forma de evitar as ações da natureza ,a única coisa que podemos fazer é tentar evitar o máximo possível prejudicar a natureza, porque até agora o homem inconseqüentemente está destruindo, acabando com os rios, derrubando as nossas matas e diversos outros males que está causando a destruição do nosso planeta. As conseqüências disso são os terremotos,tufões,furacões,tempestades,aquecimento da Antártida,seca na áfrica e vários outros.

    mário césar -2ºE N:32

    ResponderExcluir
  65. Como podemos ver no nosso dia-a-dia, a natureza vem sendo cada vez mais destruídas pelo ser humano, de uma maneira tão extensa que a fúria dela contra nós não escolhe a quem atingir. Não existe uma forma de evitar as ações da natureza ,a única coisa que podemos fazer é tentar evitar o máximo possível prejudica-la, porque até agora o homem inconseqüentemente só a destrói: acabando com os rios, derrubando as nossas matas e diversos outros males que acaba causando a destruição do nosso planeta. As conseqüências disso são os terremotos,tufões,furacões,tempestades,aquecimento GLOBAL,e vários outros.

    mário césar 2ºE N:32

    ResponderExcluir
  66. Lava basica-Temperatura elevadissima e se move rapidamente....
    Lava acida-Temperatura alta mas pequena em comparação com a basica e se move mas lentamente devido a dificultade de locomoção.

    Breno de Oliveira
    2º D nº:05

    ResponderExcluir
  67. Larvas vulcânicas básicas são compostas á base de basalto daí a sua semelhança com o mesmo, são pouco viscosas, atingem temperaturas entre 1100ºC a 1200ºC.
    Cerca de 80% das lavas expelidas por vulcões são básicas, percorrem grandes distâncias movendo-se lentamente.
    A fração volátil, além de ser relativamente reduzida, liberta-se facilmente. É nas erupções efusivas que, de moda geral, se liberta este tipo de lava.

    Lavas vulcânicas ácidas Apresentam temperaturas compreendidas entre 800ºC e 1000ºC, possuem alta viscosidade, fluem mais lentamente e solidificam dentro da própria cratera ou muito perto da mesma.
    Devido à sua viscosidade os gases têm dificuldade em libertar-se originando grandes tensões e conseqüentes explosões extremamente violentas.
    A violência dessas explosões pode originar a destruição parcial ou total do aparelho vulcânico e pulverizar a lava, solidificada ou ainda pastosa, que se acumula na cratera.
    Os fragmentos são projetados, solidificando os que ainda estão pastosos, no seu trajeto pelo ar e acabando por cair devido ao próprio peso. Estes fragmentos sólidos são designados por piroclastos e entre eles podem estar presentes fragmentos da rocha encaixante da chaminé. Quanto mais violenta for a explosão, menores são as dimensões dos piroclastos. Estes podem classificar-se de acordo com as dimensões dos fragmentos.

    achei bastante interessante o assunto dos vulcões, a forma de suas erupções.


    Carla H. dos Santos
    3° F n°: 04

    ResponderExcluir
  68. O peróxido de hidrogênio que, em solução aquosa, é conhecido comercialmente como água oxigenada, é um líquido claro de fórmula química H2O2.

    Sulfato de ferro (II), também chamado sulfato ferroso, ou simples, mas erroneamente, sulfato de ferro, como é tratado no comércio de produtos químicos) é um composto químico com fórmula (FeSO4). É mais comumente encontrado como o heptaidrato de cor verde-azulado.

    O óxido de zinco é um composto químico de cor branca. Sua fórmula é ZnO e é pouco solúvel em água, porém muito solúvel em ácidos. É utilizado como inibidor do crescimento de fungos em pinturas e como pomada antisséptica na medicina.

    Hidróxido de alumínio, composto químico de fórmula Al(OH)3, é a mais estável forma de alumínio nas condições normais. Ele é encontrado na natureza como o mineral gibbsita (também conhecido como hidrargilita). Relacionado com o óxido hidróxido de alumínio, AlO(OH), e óxido de alumínio, Al2O3, diferindo destes somente pela perda de água. Estes compostos juntos são os maiores componentes do minério de alumínio bauxita.

    Ácido fosfórico ou ácido ortofosfórico é um composto químico fórmula molecular H3PO4. É o ácido de fósforo mais importante. Dentre os ácidos minerais, pode ser considerado um ácido mais fraco. A partir do ácido fosfórico derivam-se o ácido difosfórico ou pirofosfórico, o ácido metafosfórico e o ácido polifosfórico.

    Nº5 , 3ºD

    ResponderExcluir
  69. a) Peróxido de hidrogênio:é um agente oxidante e a uma concentração de 3 a 6% tem poder desinfetante e esterilizante, porém pode ser corrosivo para instrumentais.
    b) Sulfato de ferro é um composto químico com fórmula (FeSO4). É mais comumente encontrado como o heptaidrato de cor verde-azulado.
    c) Oxido de Zinco é uma substância adstringente com ação anti-séptica de uso tópico. Está presente nas fórmulas de pomadas como o Hipoglos, Hiposan ou Minancora.
    d) Hidróxido de alumínio consiste num composto cristalino branco, cuja fórmula química é Al(HO)3. O hidróxido da alumínio pode ser preparado laboratorialmente pela precipitação de soluções de sais de alumínio.
    e)Ácido fosfórico é um composto químico de fórmula molecular H3PO4, sendo classificado, dentre os ácidos minerais, como um ácido fraco, oxiácido derivado do anidrido fosfórico. É o mais importante dos ácidos derivados do fósforo.

    Breno de Oliveira // 2º D // nº: 05

    ResponderExcluir
  70. 3a.O peróxido de hidrogênio que, em solução aquosa, é conhecido comercialmente como água oxigenada, é um líquido claro de fórmula química H2O2.

    b.sulfato de ferro, como é tratado no comércio de produtos químicos) é um composto químico com fórmula (FeSO4). É mais comumente encontrado como o heptaidrato de cor verde-azulado.

    c.O óxido de zinco é um composto químico de cor branca. Sua fórmula é ZnO e é pouco solúvel em água, porém muito solúvel em ácidos. É utilizado como inibidor do crescimento de fungos em pinturas e como pomada antisséptica na medicina.

    d.Hidróxido de alumínio, composto químico de fórmula Al(OH)3, é a mais estável forma de alumínio nas condições normais

    e.ácido ortofosfórico é um composto químico fórmula molecular H3PO4. É o ácido de fósforo mais importante. Dentre os ácidos minerais, pode ser considerado um ácido mais fraco

    Alef Policena Gomes // nº:02 // 2º C

    ResponderExcluir