sexta-feira, maio 28, 2010

HDL (high density lipoprotein) e LDL (low density lipoprotein)

Duas lipoproteínas transportadas pelo plasma sanguínio e que agrupam em suas estruturas, taxas diferenciadas de colesterol, cerca de 18% e 45%, respectivamente. Quando as taxas de colesterol são elevadas no sangue, a LDL não consegue ser metabolizada e se acumula no plasma sanguíneo, podendo causar distúrbios na pressão cardíaca. Daí a sua fama como colesterol "ruim". Mas existe colesterol ruim? Creio que não. Ruim mesmo, é a pessoa realizar suas refeições supervalorizando alimentos gordurosos e despresando aos demais grupos alimentares.

A partir do colesterol presente no corpo humano, são formados os hormônios sexuais, os ácidos e os sais biliares, além da vitamina D. Portanto, precisamos de colesterol, mas como todas as coisas, na medida certa.


Reações químicas catalisadas convertem o colesterol em três moléculas importantíssimas para o ser humano: progesterona, testosterona e estrogênio.


1) Analise as informações apresentadas e deixe o seu comentário.

5 comentários:

  1. Carla Silva Sousa 11 2°B

    "Assim como diz o ditado, tudo em excesso faz mal. Até mesmo o mais benéfico dos remédios, utilizado em grande quantidade pode ocasionar várias reaçõs. Isso não é diferente do colesterol, responsável por exemplo pela fabricação de progesterona, testosterona e estrogênio hormônios de grande importância em nosso organismo. Porém, o colesterol que é um componente extrutural das membranas é um grande vilão do nosso corpo pois, ao ingerirmos comidas gordurosas, excesso de sal e não mantermos uma dieta balanceada, pode causar aterosclerose (consiste na deposição de lipídios), diabetes, pressão alta, entupimento de artérias (o entupimento das artérias que irrigam o cérebro podem causar derrame) e tantas outras complicações no nosso organismo. Para tanto não é necessário retirar o colesterol "ruim" de nosso corpo, mas sim transformá-lo em colesterol "bom" praticando atividades físicas ter especial atenção à dieta e alimentação, preferindo leite e iorgutes desnatados, queijos brancos, carnes magras, óleos vegetais, alimentos cozidos, grelhados ou assados, cereais integrais, frutas, verduras e legumes. E manter um peso saudável é um princípio fundamental para uma vida saudável. Para tanto é necessário consultar um médico, pois apenas ele poderá lhe indicar o tratamento adequado."

    ResponderExcluir
  2. Como percebi a medição desses parâmetros permite a avaliação do risco cardiovascular.Isso mostrou que o colesterol circula na corrente sanguínea ligado a lipoproteínas.
    Percebi que o colesterol HDL representa a fracção de colesterol que circula na corrente sanguínea ligado às liproteínas plasmáticas de alta densidade, e esse HDL ele é chamado de " bom colesterol".Estas são responsáveis pelo transporte do colesterol em excesso, da corrente sanguínea para o fígado, onde é catabolizado.E o colesterol LDL ele representa a fracção de colesterol ligado as liproteínas plasmáticas de baixa densidade, é chamado de um " mau colesterol" estes transportam o colesterol do fígado para a corrente sanguínea,favorecendo a sua acumulação nos órgãos e tecidos.LDL estão associados a um aumento do risco cardiovascular e ao desenvolvimento da aterosclerose.
    Temos que nos alimentarmos bem para que possamos ter uma saúde elevada e sem complicações no nosso organismo...


    Tálisson Iago Bárreto
    Turno: Matutino
    Série: 2º Turma: " A "
    nº: "38"
    Profº: PC

    ResponderExcluir
  3. Stéfany Gabriela 2°B N°437 de junho de 2010 13:47

    Stéfany Gabriela 2°B N°43

    Acredito também que não haja colesterol bom ou ruim as pessoas deveriam se concientizar e se alimentarem bem porque com isso não ocorrendo somente nós seriamos os prejudicados. A maior parte do colesterol presente no corpo é sintetizada pelo próprio organismo, sendo apenas uma pequena parte adquirida pela dieta. Portanto, ao contrário de como se pensava antigamente, o nível de colesterol no sangue não aumenta se aumentar a quantidade de colesterol é na dieta. O colesterol tem um papel central em muitos processos bioquímicos, mas é mais conhecido pela associação existente entre doenças cardiovasculares e as diversas lipoproteínas que o transportam, e os altos níveis de colesterol no sangue hipercolesterolemia. O colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue. O HDL, também conhecido como “bom colesterol”, é uma lipoproteína de alta densidade. O “bom colesterol (HDL) remove as gorduras dos vasos sanguíneos arteriais, deixando as paredes desses vasos bem limpas e flexíveis.O LDL, também chamado de “mau colesterol”, é uma lipoproteína de baixa densidade. O “mau colesterol” (LDL) deposita gordura nos vasos sanguíneos arteriais, deixando as paredes desses vasos estreitas e endurecidas (arteriosclerose).Note que a saúde dos vasos sanguíneos arteriais depende da relação de trabalho entre o HDL (bom colesterol) e o LDL (mau colesterol). Isto significa dizer que quanto mais alto for o HDL, melhor será a saúde dos vasos arteriais. Caso contrário, onde o LDL esteja alto, pior será a saúde dos vasos arteriais, podendo ocorrer arteriosclerose e até mesmo doenças cardiovasculares como o infarto do coração e o derrame cerebral.

    ResponderExcluir
  4. Como tudo em excesso faz mal,vamos procurar se alimentar de maneira correnta, para não ter consequências na sua saúde, nosso proprio organismo produz colesterol, e pequena parte é consumida na dieta,então se você consumir um alto índice em sua dieta, vai aumentar tambem no sangue, ai começa as doenças cardiovasculares, por tanto vamos procurar se alimentar direito em cada refeições.

    Dyon Valdemar Teixeira N°: 10 Sala/Turma; 2°H

    ResponderExcluir
  5. -Ana PAula:

    Prof, qual é a diferança do colestrol bom para o colesterol ruim?
    Percebe-se que é muito facil de adquirir o colesterol ruim, mas o bom como fazemos para conserva-lo? Ou ele não se modifica? por exemplo o colesterol ruim se não cuidarmos ele pode aumentar e piorar o funcionamente do nosso corpo causando alterações ruins, pois bem e o Bom o que ele nos ajuda, e o pq é chamado de colesterol Bom? Àh Outra pergunta o TRIGLICERIDE tem alguma coisa a ver com o colesterol?

    Bjãooo!!
    Ana PAula 3A

    ResponderExcluir